Home

Vida On Cast fala sobre os perigos do vape e os desafios para quem quer parar de fumar

Notícia

30 de Maio de 2025

No Vida On Cast desta semana, o episódio falou sobre os riscos do cigarro eletrônico (vape) e as dificuldades enfrentadas para quem deseja largar o vício. O aumento do uso entre os jovens tem preocupado os médicos, especialmente por conta dos efeitos nocivos à saúde e da falsa ideia de que o vape é menos prejudicial do que o cigarro tradicional.

O apresentador Maurício Mendes conversou com o Dr. Rodrigo Sardenberg, diretor médico de pesquisa da Hapvida, e com Natália Ramirez, executiva de contas e ex-fumante. Natália compartilhou sua experiência ao parar de fumar após ser diagnosticada com câncer de mama. Durante o bate-papo, eles abordaram como o vício se desenvolve, os efeitos no corpo e na mente e as formas mais eficazes de parar de fumar.

Embora pareça inofensivo, o vape pode ser ainda mais perigoso do que o cigarro comum. Ele contém altas doses de nicotina, além de compostos tóxicos como metais pesados e flavorizantes (aromatizantes artificiais que dão sabor doce ou mentolado). Quando inaladas, essas substâncias podem causar sérios danos ao sistema respiratório, como inflamações, bronquite e até doenças pulmonares graves.

A nicotina causa dependência, e por isso, parar de fumar pode ser um grande desafio. Em muitos casos, é necessário acompanhamento médico para que o processo seja eficaz. Além disso, o apoio psicológico e o uso de medicamentos ou adesivos de nicotina podem ajudar bastante.

O episódio também chamou atenção para a popularização do vape entre adolescentes e a facilidade de acesso, mesmo sendo proibido no Brasil. Os convidados reforçaram que a prevenção começa com diálogo em casa e na escola, além da atenção dos pais ao que os filhos estão consumindo e vivendo no dia a dia.

Clique aqui e assista o episódio completo!

Últimas notícias

Notícia

Serviços de Maternidade e UTI Neonatal serão transferidos para o Hospital Salvalus a partir de Outubro

A partir do dia 6 de Outubro de 2025, os serviços de Maternidade (PSGO) e UTI Neonatal, atualmente realizados no Hospital Nossa Senhora do Rosário, passarão a ser prestados integralmente pelo Hospital Salvalus.

Continuar lendo
Notícia

Rede própria da Hapvida segue em expansão com novas unidades inauguradas

Hospitais, clínicas e centros de diagnóstico foram inaugurados em diferentes regiões do Brasil, ampliando a rede para mais de 815 unidades integradas.

Continuar lendo
Notícia

Médicos qualificados prontos para atender você agora

A Hapvida conta com uma equipe médica altamente capacitada e preparada para atender às suas necessidades, com segurança e excelência.

Continuar lendo

Conteúdo do botão flutuante será exibido quando não estiver em modo de edição